/ por /   Mundo do Hipismo, Notícias / 0 comentários

Vocabulário Hípico: conheça as palavras mais utilizadas

A cultura hípica é tão única que tem um dialeto próprio, seu vocabulário hípico é extenso e somente com a prática e imersão neste mundo é que o novo adepto vai dominar completamente as expressões e jargões, do mesmo modo que acontece quando nos iniciamos num novo idioma.

Entretanto, para ajudar na sua iniciação ao hipismo, trazemos aqui algumas das palavras mais utilizadas, aquelas que você precisa conhecer para conseguir se comunicar numa hípica com outros conjuntos e treinadores.

 

Por exemplo, você sabe o que quer dizer saltar o Rio?

Talvez você tenha visualizado uma corrente d’água cortando o percurso, mas Rio é um obstáculo artificial, feito de material emborrachado azul e coberto de água com pouca profundidade. Percebe como o vocabulário hípico é particular?

Mais algumas palavras do vocabulário hípico para você!

 

O que é refugo?

Expressão que todo cavaleiro e amazona espera não usar nas competições, temida pelo seu potencial de custar a vitória, refugo é o vocábulo que representa a desistência do cavalo, quando o animal se recusa a saltar. Palavra típica nas hípicas de todo Brasil, parte do treinamento dos conjuntos visa diminuir a chance de refugo durante as provas.

O que é falta?

Comum no mundo esportivo, a falta representa uma violação das regras do torneio. No hipismo, é o termo que designa cada obstáculo que o cavalo derruba durante o percurso, ou seja, a falta é a quebra da regra de saltar sem atingir os obstáculos.

O que é excesso?

Qual o excesso do hipismo que batiza essa expressão?
O tempo! Todo percurso tem um tempo previsto para ser percorrido, o conjunto que estoura esse tempo comete excesso, representando que a velocidade média foi inferior ao indicado no programa e incorrerá em pena média de -1 ponto na avaliação da prova.

O que é embocadura?

É muito comum escutar cavaleiros e amazonas falando que precisam mudar a embocadura, a palavra que pode causar estranheza numa pessoa sem vivência no hipismo se refere ao material que vai na boca do animal quando são montados, veja que a construção dessa palavra nos ajuda a compreender o que significa. Existem alguns tipos de embocadura, como freios e bridões.

O que é culote?

Essa palavra muito comum no universo estético tem um significado muito diferente no vocabulário hípico do que tem nas academias de ginástica. Para amazonas e cavaleiros, culote é a calça de montaria, que tem um caimento justo e tecido de boa mobilidade para garantir o conforto e precisão ao montar.

O que é conjunto?

Você sabe o que significa um conjunto? O par de cavaleiro/amazona e seu animal é conhecido deste modo nas hípicas e competições, a partir de agora já sabe, quando chegar para treinar, você e seu cavalo sempre serão referidos como um conjunto.

O que é zero?

Você acha que zero é um número ruim? No hipismo não! Indica que o conjunto concluiu o percurso sem faltas e sem excesso, o objetivo de todo conjunto é zerar o percurso.

O que é forfait?

Significa uma desistência, quando o conjunto não comparece ou não realiza a prova na qual estava inscrito.

O que é hors concours?

Realização do percurso para treinamento. É quando o conjunto percorre o trajeto que irá disputar num momento anterior à prova, a fim de preparação.

O que é Distensão e Paddock?

Área de aquecimento, na qual os animais fazem saltos e outras movimentações com o objetivo de se preparar para o momento da prova.

Paddock é o local onde o cavalo espera a autorização para adentrar a pista de prova.

O que é Assistência?

Ah! Essa é muito importante! Quando você se matricular na Escola de Equitação vai aprender uma série de assistências para montar, é como a gente chama o comando usado para guiar os nossos cavalos. São diversas assistências de graus de complexidade diferentes que os treinadores vão passando para os novos cavaleiros e amazonas aos poucos, assim você vai aumentando a sua habilidade, autonomia e a harmonia do conjunto.

Barreira

É exatamente o que a palavra indica, um obstáculo, nos circuitos são tradicionalmente formadas por plantas.

Combinação

É uma sequência de dois ou três obstáculos que o conjunto tem que ultrapassar sem tomar impulso.

Barra Tripla

Assim chamamos o obstáculo formado por três barras de, no máximo, 1,20 m, que incutem velocidade à prova de hipismo, deixando-a mais dinâmica, interessante e desafiadora.

Cross-Country

Corrida em circuito de terra, o off-road do hipismo.

Desobediência

Termo utilizado frequentemente na competição de hipismo, significa que o animal está resistindo, refugando, andando em círculos ou ainda quando desiste de efetuar o curso.

Saiba mais: vivencie o hipismo

Como você pode ver, o vocabulário hípico é quase um idioma próprio, por isso chamamos de dialeto, por ter uma cultura particular que precisa ser vivenciada para ser bem aplicada e compreendida.

O mais legal disso tudo é que quanto mais você pratica o hipismo, mais você percebe a riqueza de ser parte dessa comunidade. Além do vocabulário particular, existe a moda hípica, eventos, competições, é um mundo inteiro a ser explorado.

Quando a gente se dispõe a conhecer uma nova cultura, a proposta mais difundida é a dos intercâmbios culturais, no caso da cultura hípica esse intercâmbio acontece inicialmente nos Centros de Treinamento, se estendendo ao convívio com outros conjuntos, associações e experiências ligadas ao esporte. É importante destacar que se iniciar no hipismo requer a supervisão de um treinador experiente, assim evita-se acidentes e riscos para o animal e quem o monta.

Agende uma aula experimental, conheça o Centro de Treinamento, converse com pessoas que já praticam o esporte e se divirta!

São inúmeras as formas de vivenciar o hipismo, seja como atleta amador ou profissional, a lazer ou até mesmo como atividade terapêutica. O importante é entender que na nossa cultura respeitamos os animais do mesmo modo que respeitamos os seres humanos, os tratamos com cuidado e valorizamos sua participação e doação nas atividades.

Você já pratica hipismo? O que mais te encanta nesse universo?

COMPARTILHE


Deixe uma resposta